Lugar de Fala, Lugar de Sujeitos
15/04
Quarta
16h - 19h
16/04
Quinta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
EPISTEMICÍDIO LINGUÍSTICO
Convidadx:
GABRIEL NASCIMENTO
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro-BA, tendo sido Visiting Scholar na University of Pennsylvania, Estados Unidos, é consultor ad-hoc da CAPES, autor dos livros “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo” (Letramento Editorial), “O Maníaco das Onze e Meia” (Editora Multifoco) e “Este fingimento e outros poemas” (Editora García).
MACUMBA LÁ NA MINHA CASA
TEM GALINHA PRETA
AZEITE DE DENDÊ
22/04
Quarta
16h - 19h
23/04
Quinta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
ESCREVIVÊNCIAS COM A FILOSOFIA AFRICANA
Convidadx:
ADILBÊNIA MACHADO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autora do livro “Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades”.
MACHADO, Adilbênia Freire. FILOSOFIA AFRICANA DESDE SABERES ANCESTRAIS FEMININOS: BORDANDO PERSPECTIVAS DE DESCOLONIZAÇÃO DO SER-TÃO1 QUE HÁ EM NÓS. Revista da ABPN, v.12, n.31, p27-47, 2020.
NEGRIDIANOS
29/04
Quarta
16h - 19h
30/04
Quinta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
Literatura Negro-brasileira do Encantamento
Convidadx:
KIUSAM DE OLIVEIRA
Doutora em Educação e Mestre em Psicologia/USP. Autora dos livros altamente premiados: Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza, 2009), O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013), O mar que banha a Ilha de Goré (Peirópolis, 2015). Bailarina e Coreógrafa. Especialista na temática das relações étnico-raciais. Lançamento online em maio do livro O black power de Akin (Editora de Cultura, 2020)
CONTRA O PROPÓSITO COLONIAL DE VIOLENTAR A VIDA
06/05
Quarta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
QUESTÕES INDÍGENAS
Convidadx:
CHICO CANCELA
07/05
Quinta
16h - 19h
Doutor em História Social do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia e Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII - Eunápolis). Atua na área curricular de História do Brasil e também na Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI). É pesquisador da História Indígena e da História da América Portuguesa, desenvolvendo estudos sobre a trajetória dos povos indígenas na antiga Capitania de Porto Seguro e coordenando o Grupo de Estudos sobre a América Portuguesa (GEAP/DCHT-UNEB). Também estuda as experiências de educação intercultural e as expressões do patrimônio e da memória na Costa do Descobrimento. Tem publicado diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre história colonial e a participação dos índios na formação da sociedade brasileira. Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e também do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e das Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia
BRANQUITUDE E SEUS PRIVILÉGIOS
13/05
Quarta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
Perspectivas indígenas e diálogos pós-coloniais
14/05
Quinta
16h - 19h
Convidadx:
PAULO DE TÁSSIO
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. Publicou pela Multifoco, “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimentos Tradicionais na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”.
PESQUISAS DECOLONIAIS
20/05
Quarta
16h - 19h
MOMENTO DE TROCA DE SABERES ENTRE OS PARTICIPANTES DO CURSO
Que estão pesquisando?
Com que teorias?
Onde estão pesquisando?
21/05
Quinta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
Epistemologia Indígena
Convidadx:
EDSON KAYAPÓ
Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia.
Vira e Mexe, Frantz Fanon
27/05
Quarta
16h - 19h
GIRA DE SABERES:
A epistemologia na encruzilhada
28/05
Quinta
16h - 19h
Convidadx:
LUIZ RUFINO
Doutor em educação pelo PROPED/UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: conhecimentos, educações e linguagens outras. Crítica Decolonial, antirracismo, processos de formação em diferentes contextos educativos, processos identitários, outras pedagogias e educações nas culturas populares. Conta com os seguintes livros publicados: “Pedagogia das encruzilhadas”; “História e Saberes de Jongueiros”. Com Luiz Antonio Simas: “Flecha no Tempo”; “Fogo no mato”.